Para fazer intercâmbio é necessário falar inglês?

Para fazer intercâmbio é necessário falar inglês?

Está pensado em fazer um intercâmbio fora do Brasil mas tem muitas dúvidas? Mas não sabe por onde começar ou o que é necessário? Algumas coisas importantes devem ser consideradas na hora da escolha, entre elas o país de destino justamente por causa do idioma.

O idioma pode ser um problema caso você não esteja preparado, e na maior parte dos intercâmbios internacionais a língua básica é o inglês por isso se torna uma das principais barreiras para que o Brasil envie mais estudantes para o exterior. Segundo um índice de nível de proficiência em inglês elaborado pela Education First (EF), o Brasil está no 46º lugar entre 52 países, atrás de inclusive do Equador e Kuwait.

Achar que o seu inglês básico vai dar conta do recado pode ser perigoso. As universidades cobram um nível mínimo do idioma para que você consiga acompanhar as aulas. A dica é: assim que você definir para que país quer ir, comece a treinar mais.

É possível fazer intercâmbio sem falar inglês?

A resposta não poderia ser mais simples: é possível, sim. É tudo uma questão de definir os objetivos do período no exterior, assim como o tempo disponível, o pais e o orçamento.

Intercâmbio falando português

Se o caminho é intercâmbio sem falar inglês, uma opção è recorrer à língua-mãe dos brasileiros, o português. E, se você quer ir para outro país que fale esse idioma, um bom começo é Portugal. É claro, há outras opções, como Moçambique e Angola, mas as oportunidades em terras portuguesas são mais comuns.

Quem pretende fazer um intercâmbio em Portugal encontra o caminho mais fácil através da sua própria universidade de origem. Para esse tipo de programa, cabe à universidade brasileira conveniada selecionar os alunos que são elegíveis ao intercâmbio, de acordo com processos internos.

Praticando outros idiomas

Se o inglês não é o seu forte, talvez outro idioma possa ajudar. Nesses casos, o intercâmbio sem falar inglês serve de oportunidade para trabalhar a fluência em outro idioma, como o espanhol. Alemão, francês e outras línguas também entram na lista, dependendo da experiência do aluno.

Nesses casos, a procura maior é para treinar o espanhol, e há uma lista extensa de bolsas de estudo disponíveis. Tanto o Banco Santander, que oferece intercâmbios em convênio com universidades brasileiras, como gigantes tal qual a Fundação Carolina são opções válidas para viabilizar seu intercâmbio. Uma das formas de filtrar o destino ideal é entender melhor como são os lugares onde se pode praticar o idioma. Isso porque a lista de destinos também é longa, e inclui vizinhos latino-americanos, como Argentina e Chile, além da Espanha.

O formato do seu intercâmbio

Existem diferentes organizações que podem facilitar a sua experiência de Estudar Fora, como agências de intercâmbio, algumas ONGs e a própria faculdade de destino. Entender qual organização será esse ponto de apoio é importante, pois fatores como preços, etapas da seleção e documentos exigidos variam em cada uma. Outra decisão importante é a do destino. È interessante escolher primeiro a faculdade mais adequada, e depois pensar no destino.

Se prepare para os desafios

Os desafios culturais quando você está estudando em outro país são muitos. E é preciso se preparar para eles, para que a sua experiência fora não seja prejudicada. Você pode deixar de aprender muita coisa se não tiver um preparo correto, porque você corre o risco de entrar num choque cultural. É importante procurar um coaching ou um mentor que possam te ajudar com essas questões, além de conversar com outros brasileiros que já estiveram na região e que podem te antecipar o que você irá encontrar.

Estudar no exterior é um sonho de muitos jovens brasileiros, e uma experiência que, segundo os especialistas, torna-se cada vez mais importante para o currículo. Um intercâmbio pode significar um salto na sua futura carreira, pois com ele você irá desenvolver competências profissionais, aprimorar um idioma e crescer pessoalmente.

Se você tem o sonho de Estudar Fora procure a Carmim Turismo , nós contamos com uma equipe especializadas que pode te ajudar no passo a passo da realização desse sonho, não perca mais tempo e invista no seu futuro.

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO DE INTERCÂMBIO.